Phone: (12) 39415199    E-mail: Contato@reproferty.com.br

Pré-natal

c99e3db826c0f4cc2688a36ce3b60e1a_L (1)

O objetivo do pré-natal é assegurar que todas as gestações terminem com o nascimento de um recém-nascido saudável, sem prejuízos à saúde materna.

É essencial que o médico que assume a responsabilidade de prestar assistência pré-natal esteja familiarizado com as alterações fisiológicas normais da gestação, bem como das modificações mórbidas que podem se desenvolver durante a gravidez (por exemplo, a concentração de hemoglobina de 10,5g/dl ou níveis de T4 de 16µg/dl são anormais fora da gravidez e podem ser normais durante a gestação). Uma má assistência pré-natal pode ser pior que a “não assistência”.

Objetivo da primeira consulta

O atendimento deve ser iniciado logo que houver suspeita de gravidez:
Na primeira consulta é preciso definir o estado de saúde da mãe e do feto, determinar a idade gestacional do feto, em semanas a partir do primeiro dia da última menstruação e iniciar o plano de acompanhamento obstétrico, que pode variar desde consultas subsequentes relativamente pouco frequentes até a imediata internação materna devido a doença materna ou fetal severa.

História clínica:

Ainda na primeira consulta do pré-natal o obstetra deverá se informar sobre história menstrual da gestante e a data da última menstruação.
A determinação precisa, ou correta, da idade gestacional torna-se difícil pelo exame clínico, quando os ciclos menstruais não são regulares, cíclicos, previsíveis e espontâneos. Outras informações serão solicitadas pelo médico, como o número de gestações, partos (espontâneos, fórceps, cesáreas) e abortamentos. Serão pesquisadas ainda a história de enfermidades atuais e pregressas, incluindo doenças contagiosas (rubéola, hepatite B, etc.), história familiar (incluindo doenças hereditárias), hábitos alimentares, história social (principalmente uso de drogas, álcool e fumo) e a história de enfermidades em outras gestações. Idade, ocupação e estado civil também devem constar na ficha da gestante.