Phone: (12) 39415199    E-mail: Contato@reproferty.com.br

Fases Feminina

Recém Nascida

Se o seu bebê é uma menina, enquanto recém-nascida, ela pode ter um sangramento vaginal. Isso ocorre porque durante a gravidez a bebê também esteve em contato com as variações hormonais da mãe. Ao nascer a bebê já não está em contato com estes hormônios e então aparece esta falsa menstruação. Esta é uma situação normal, mas que pode assustar muitos pais. Ainda, na região das mamas pode ocorrer intumescimento e é até comum que saia delas um pouco de leite semelhante ao colostro materno, independente do sexo da criança, o que é popularmente conhecido como “leite de bruxa”. Se não ocorrer manipulação dessas mamas, esse intumescimento regredirá em torno de 10 a 14 dias. Se, no entanto essa glândula for comprimida na tentativa de esvaziá-la, ocorrerá maior formação de colostro e facilmente pode se instalar uma infecção no local. Porém, todos esses acontecimentos nos primeiros dias de seu bebê são transitórios e desaparecem espontaneamente dentro de alguns dias.

[dt_fancy_separator]

A Menina

Algumas vezes elas vão ao consultório, acompanhadas de suas mães, questionando secreções vaginais, pruridos, etc. A menarca, sua primeira menstruação, manifesta caracteres sexuais secundários e as vezes disfunções, situações estas orientadas pelo Ginecologista. Muitas vezes é nesta época – da menarca – que ocorre a primeira consulta ginecológica.

É importante tomar muito cuidado para não trazer problemas para esta menina. Ela deve ser tratada com muita atenção, respeito e receber esclarecimento para todas as suas dúvidas, mesmo as mais simples.

Jovem

É uma fase de plenitude. Se o acompanhamento médico já existe, suas consultas são de rotina e voltadas à prevenção.

Casamento

Os exames pré-nupciais e a orientação sobre a constituição da prole são importantes.

O médico solicita exames para o casal e os orienta, de forma simples, sobre fertilidade. Havendo necessidade, como por exemplo doenças familiares faz-se o questionamento da parte genética.