Phone: (12) 39415199    E-mail: Contato@reproferty.com.br

Doenças

Nesse item citamos algumas das doenças que podem ocorrer na gravidez:

Hiperêmese da gestação (vômito excessivo): Enquanto metade das mulheres grávidas tem algum tipo de mal-estar matinal, apenas 1,5% a 2% sofrem de hiperêmese da gestação, uma condição muito mais séria. A hiperêmese da gestação, que costuma provocar desidratação e desnutrição, leva mais de 50.000 gestantes ao hospital a cada ano.

Mesmo sendo mais comum no primeiro trimestre, a condição geralmente persiste ao longo de toda a gestação. Felizmente, se detectada e tratada a tempo, a hiperêmese da gestação oferece poucos riscos para a mãe e para o bebê.

 

Mola hidatiforme: As molas hidatiformes completa e parcial, são gestações cromossomicamente anormais. É aceito que a mola completa com cariótipo 46 XX resulta da fertilização de um “ovo vazio” por um espermatozóide haplóide (23X) que se duplica, sendo, portanto, todos os cromossomos de origem paterna. A mola parcial tem cariótipo triplóide, que pode resultar da fertilização de um óvulo por dois espermatozóides (dispermia) ou por um espermatozóide portando todos os cromossomos. A mola completa é anembrionada e a mola parcial tem embrião que em decorrência da triploidia apresenta malformações, morrendo no início da gestação e no geral não é macroscopicamente evidenciável no momento do esvaziamento molar. Na mola completa a hiperplasia do trofoblasto atinge todos os vilos e é intensa, enquanto na parcial ao lado de vilos hidrópicos com hiperplasia, há vilos normais. Os dois tipos de mola podem ser separados microscopicamente com uma confiança próxima de 100%.

Gravidez ectópica: Gravidez ectópica é a gestação que ocorre fora da cavidade uterina. As causas incluem todos os fatores que retardam ou impedem a passagem do ovo para a cavidade uterina. Podem ser:

Fatores mecânicos, como as causas inflamatórias e suas conseqüências, os tumores ou anormalidades do desenvolvimento das trompas e as cirurgias sobre as trompas

Fatores funcionais, que agem diminuindo a motilidade das trompas.

O próprio processo de envelhecimento e hormônios.

Como prevenir?

A prevenção da gravidez ectópica inclui fundamentalmente o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, o uso de métodos anticoncepcionais adequados e a prática de sexo seguro.