Phone: (12) 39415199    E-mail: Contato@reproferty.com.br

Células Tronco

Essas Células são aquelas potencialmente aptas a dar origem a qualquer tecido ou órgão do corpo humano. Essas células são responsáveis pela manutenção funcional do organismo por meio da substituição das células que vão morrendo ou perdendo a função. É justamente por causa dessa capacidade de regeneração e reparação, que as CÉLULAS-TRONCO podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças.

CÉLULAS-TRONCO Embrionárias X CÉLULAS-TRONCO Adultas

As CÉLULAS-TRONCO, utilizadas em medicina regenerativa, podem ser obtidas a partir de embriões – CÉLULAS-TRONCO embrionárias ou obtidas após o nascimento – CÉLULAS-TRONCO adultas. As CÉLULAS-TRONCO do sangue do cordão umbilical são consideradas células-tronco adultas, e por isso, não existe nenhuma questão ética quanto a sua utilização.

CÉLULAS-TRONCO Embrionárias

São as células chamadas de pluripotentes, pois têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. São encontradas no interior do embrião, quando ele está no estágio conhecido como blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).

CÉLULAS-TRONCO Adultas

São encontradas principalmente na medula óssea e no sangue do cordão umbilical. Têm capacidade para se dividir e gerar tanto uma nova célula idêntica como outra diferenciada. São chamadas de multipotentes, por serem menos versáteis que as CÉLULAS-TRONCO embrionárias.

Células do cordão x Outras células adultas

Vantagens de utilizar as CÉLULAS-TRONCO do cordão umbilical:

  1. Ausência de risco para o doador, uma vez que o método de coleta não é invasivo;
  2. Disponibilidade imediata das células para transplante;
  3. Células jovens. Quanto mais jovens são as células, maior sua capacidade de proliferação e diferenciação;
  4. Células ainda imaturas, incapazes de reconhecer o novo organismo como “estranho” a elas e, portanto, produzem menor reação quando usadas para transplantes;
  5. Menor risco de transmitir infecção.

 

CÉLULAS-TRONCO – aplicações atuais

As CÉLULAS-TRONCO do sangue de cordão umbilical são utilizadas para todas as doenças nas quais as CÉLULAS-TRONCO da medula óssea tem aplicação terapêutica (ANVISA Portaria MS nº. 2.600, de 21 de outubro de 2009). Uso Autólogo (aplicação das células-tronco no mesmo indivíduo do qual ela foi coletada). Podem ser ultilizadas nos casos de:

  1. Linfomas
  2. Tumores sólidos (neuroblastoma, retinoblastoma
  3. Mieloma Múltiplo
  4. Leucemia Mielóide Aguda*
  5. Leucemias Agudas*

 

Estudos em desenvolvimento e perspectivas de utilização

A presença de CÉLULAS-TRONCO no sangue de cordão umbilical são capazes de se diferenciar em outros tecidos não hematopoéticos, expandir a potencialidade de uso dessas células para a Medicina Regenerativa, auxiliando na resolução de problemas para os quais a medicina tradicional ainda não tem solução.

Fonte : Cryopraxis